Entendendo o sucesso da Uber: como funciona? Veja aqui!

A Uber foi fundada há apenas seis anos, mas já é uma das empresas que mais cresce no mundo, principalmente a Uber RJ. Como uma ilustração de quão massivo tem sido o crescimento da empresa, a Uber terá criado mais de 160.000 empregos somente nos Estados Unidos e planeja criar mais de um milhão nos próximos cinco anos. Somente no ano de 2014, levantou mais de 60% de todo o financiamento destinado a startups on-demand.

Mas enquanto a Uber é frequentemente considerada como um estudo de caso notável sobre o potencial de pirataria de crescimento, a empresa também enfrentou alguns desafios sérios decorrentes dos atalhos que tomou. Como resultado, há uma série de lições diferentes para os empresários tirarem do crescimento de Uber – tanto os sucessos quanto os erros.

Uber: entenda mais sobre o caso

Uber é uma empresa de compartilhamento de carona que foi fundada em 2009 por Travis Kalanick e Garrett Camp, um empresário de tecnologia de sucesso que já havia lançado um outro app. Depois de vender sua primeira ação para o eBay, Camp decidiu criar uma nova para resolver o grave problema de táxi de São Francisco.

Juntos, a dupla desenvolveu o aplicativo da Uber para ajudar a conectar os pilotos e motoristas locais. O serviço foi inicialmente lançado em São Francisco e eventualmente expandido para Nova York em 2010, provando ser uma ótima alternativa altamente conveniente aos táxis e aos sistemas de transporte público mal financiados. Com o passar do tempo, a Uber expandiu-se para comunidades menores e se tornou popular em todo o mundo.

Há uma série de fatores que impulsionam a crescente popularidade de Uber:

  • O serviço é mais conveniente do que as empresas de táxi tradicionais.
  • Ele oferece uma alternativa para os consumidores que se tornaram marginalizados com os modelos tradicionais de serviços corporativos oferecidos por outras empresas de transporte.
  • A Uber oferece um nível mais alto de serviço ao cliente do que as empresas de táxi tradicionais, empregando motoristas com personalidades agradáveis.
  • O serviço permite que os clientes classifiquem seus motoristas, o que facilita a responsabilização da empresa e melhora o controle de qualidade.
  • Os clientes Uber podem monitorar seus motoristas em uma tela para estimar quando eles chegarão – uma alternativa de longe preferível a esperar um tempo indeterminado por um táxi sem comparência.

Crescimento da Uber no Brasil e no mundo

Como resultado, a Uber tem sido capaz de expandir rapidamente para novos mercados em todo o mundo. Espera-se que a empresa gere uma receita espantosa de US$ 10 bilhões por ano, apesar da crescente concorrência de empresas alternativas de compartilhamento de carona, como a 99pop. Dadas as tendências atuais, espera-se que a empresa continue crescendo ao longo dos próximos anos.

Entretanto, a Uber também enfrenta alguns desafios que precisará superar para atingir suas elevadas metas de crescimento:

Uma das razões pelas quais Uber cresceu tão rapidamente é que não tem estado sujeita às mesmas regulamentações que a maioria das empresas de táxi. Entretanto, muitos governos locais começaram a introduzir novas leis que poderiam limitar as oportunidades de crescimento da empresa.